Sertãozinho V

Aumento de Eficiência Energética com Evaporador de Múltiplo Efeito em Comparação Ao Evaporador de Simples Efeito. (Autor: Bárbara Alves Guimarães; Orientador: Octávio Antonio Valsechi)
Bárbara Alves Guimarães - barbara.a.guimaraes@hotmail.com
Orientador: Octávio Antonio Valsechi
Resumo
Evaporadores são equipamentos de troca térmica que possuem a função de concentrar soluções diluídas conforme a necessidade do processo. São encontrados de diferentes formas e tamanhos, e podem ser classificados como evaporadores de simples ou de múltiplos efeitos. O primeiro sistema é caracterizado pela utilização de apenas um evaporador, onde o vapor originado no processo é condensado e descartado ou utilizado em outros processos que não a evaporação. Já no sistema de múltiplos efeitos, o vapor oriundo de um efeito anterior é usado como meio de aquecimento para um efeito subsequente com ebulição a uma pressão menor. Em uma usina sucroenergética, a evaporação é a operação unitária de principal fator para se determinar a eficiência energética da mesma. Desta forma, neste trabalho irá ser mostrado que, para se ter melhor eficiência energética na usina é necessária ter evaporadores de múltiplo efeito, ao invés de simples efeito.
Palavras-chave: Evaporadores, múltiplo efeito, eficiência energética.
Instrumentação com Comunicação Digital em Protocolos As-Interface em Usinas de Açúcar e Etanol (Autor: Bruno Rolfsen Bravo; Orientador: Prof. Dr. Octávio Antonio Valsechi)
Bruno Rolfsen Bravo -brunorolfsen@yahoo.com.br
Orientador: Octávio Valsechi
Resumo
Em tempos modernos e de alta competitividade é indispensável o uso de tecnologia a fim de melhoramento do rendimento industrial, a tecnologia AS-Interface vem se destacando cada dia mais devido a sua robustez, instalação simplificada, custo e manutenção, sendo este último, desde que se tenha um corpo técnico com o conhecimento da tecnologia. Para projetos de médio e grande por te somente o custo já viabiliza sua instalação, já em projetos de pequeno por te o tempo de instalação e manutenção simplificada acaba justificando sua instalação. A interoperabilidade abre ainda mais a gama de instrumentos/ fabricantes resultando em uma tecnologia relativamente de baixo custo e o uso desta tecnologia se mostrou muito vantajoso em relação à instrumentação convencional, mas como dito anteriormente, é indispensável ter um corpo técnico treinado com o conhecimento da tecnologia.
Palavras-chave: ASI, AS- Interface, Instrumentação Digital, Instrumentação Industrial, Comunicação Digital , MTBF, Mean Time Between Failures, MTTR, Mean Time To Repair.
Utilização de Polímeros no Setor Sucroenergético (Autor: Camila Franciscooni Lima; Orientador: Octávio Antonio Valsechi)
Camila Franciscooni Lima - camilafrlima@gmail.com
Orientador: Octávio Antonio Valsechi
Resumo
O setor sucroenergético utiliza diversos insumos industriais que podem ser agrupados em commodities e em especialidades químicas. As especialidades químicas são aquelas que requerem performance. As poliacrilamidas aniônicas, catiônicas e as poliaminas quaternárias são exemplos de especialidade química. Portanto, o conhecimento profundo destes polímeros é fundamental para conseguir utilizá-los da maneira mais adequada possível. Além disso, devido à competitividade do setor faz-se necessário otimizar os processos produtivos, de maneira a controlar as variáveis importantes que influenciarão no desempenho dos polímeros. Devido à grande gama de produtos existentes no mercado, definir o mais adequado para cada unidade produtora é essencial, para tanto, os testes em laboratório devem ser conduzidos de maneira criteriosa. Atualmente, as aplicações usuais dos polímeros em uma usina de açúcar e álcool são na decantação do caldo, filtro-prensa, flotação do xarope e decantação da fuligem, além da refinaria. Porém existem outras aplicações para estes produtos que vem sendo estudadas, como para diminuição do teor de cinzas no açúcar final.
Palavras-chave: especialidade química; polímeros; performance.
Trabalho completo clique aqui (.pdf 1.3Mb)
Redução do Consumo de Vapor "Projeto P-380", Através da Redução da Adição de Água no Processo Sucroenergético (Autor: Claudinei Ferreira Pedroso; Orientador: Octávio Antonio Valsechi)
Claudinei Ferreira Pedroso - claudineipedroso@saomartinho.com.br
Orientador: Octávio Antonio Valsechi
Resumo
Este trabalho é referente ao setor Sucroenergético, tem por objetivo demonstrar os impactos que as águas adicionadas nos locais não recomendados do processo podem causar. Pode levar a um grande consumo de vapor, reduzindo venda de energia, pois, para suprir a demanda do processo o vapor de escape vai ser produzido por geradores de contrapressão que consome uma quantidade maior de vapor para gerar um MWH ou por válvula rebaixadoras, o que causa diminuição do armazenamento de bagaço, traz grandes dificuldades para os processos de fabricação de açúcar e etanol e para manter-se muitas vezes há necessidade de grandes investimentos.
O início se da com análise de equipamentos e processos, com intuito de identificar onde é possível obter ganhos, minimizar impactos sem grandes investimentos, apenas ajustando e conscientizando a operação.
O objetivo é propor melhorias sem grandes investimentos, valorar o impacto inicial e demostrar o objetivo alcançado através dos valores finais das ações implementadas.
Propor uma planta mais enxuta, com ganhos energéticos no consumo de vapor de processo e transformar este ganho em energia elétrica vendida ou em sobra de bagaço que posteriormente poderão ser vendidos e ou o tempo de cogeração estendidos.
A metodologia adotada para avaliação será através do uso das ferramentas da qualidade onde visa envolver gestores, suportes e operacionalização das áreas para que haja maior conscientização e envolvimento de todos, buscando a causa raiz dos problemas.
Com este trabalho pretende-se comprovar que adicionando água no processo de forma correta e eficaz é possível diminuir consumo de vapor especifico industrial, obtendo-se ganhos e sem grandes investimentos.
Palavras-chave: cogeração de energia, setor sucroenergético, biomassa.
Instalação de Cozedor Contínuo com Aplicação de Gerenciamento de Projetos em Usina de Açúcar e Etanol (Autor: Eduardo Alexandre de Almeida; Orientador: Francisco José do Couto Souza)
Eduardo Alexandre de Almeida - eduardo.almeida@saomartinho.com.br
Orientador: Francisco José do Couto Souza
Resumo
É visível, a cada ano, a evolução da utilização e de aplicação de conceitos de gerenciamentos de projetos em empreendimentos nos diversos ramos de atividades, dentro e fora do Brasil, aos quais o setor sucroenergético também aderiu aos conceitos em função da necessidade de maximização de recursos, custos e garantia das premissas que viabilizam os investimentos. Neste contexto um dos maiores grupos produtores de etanol, açúcar e energia elétrica também aderiu à utilização efetiva da metodologia de gerenciamento de projetos, que será resumidamente apresentada neste trabalho com sua aplicação na implantação de um cozedor contínuo de massa B interligada a um sistema já em operação. Destaca-se o tripé do gerenciamento de projeto: tempo, custo e qualidade, que são os maiores responsáveis pelo seu sucesso.
Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos. Instalação de cozedor contínuo. Sucroenergético. Tripé do gerenciamento de projetos.
Sistema de Limpeza de Cana a Seco e Seus Principais Benefícios (Autor: Felipe Rosin Cury; Orientador: Octávio Antonio Valsechi)
Felipe Rosin Cury - felipe-cury@hotmail.com
Orientador: Octávio Antonio Valsechi
Resumo
O intuito deste trabalho é apresentar os principais benefícios adquiridos com a instalação de um sistema de limpeza de cana em uma planta industrial sucroenergética, nos setores de extração de caldo, geração de vapor e energia elétrica. Tal sistema possibilita a remoção de grande parte das impurezas trazidas junto com a cana-de-açúcar, através do fluxo de ar gerado por ventiladores, e após processando e incorporando a impureza vegetal (palha) no bagaço gerado no final do processo de extração e o retorno da impureza mineral (terra) para a lavoura. Dentre as principais vantagens deste sistema, pode-se citar o aumento da capacidade de moagem, substituindo a fibra da palha que entraria na moenda por fibra de cana, elevando a quantidade de biomassa gerada, a cogeração de energia elétrica e a redução da quantidade de ART (Açúcares Redutores Totais) sequestrado pela palha. Ainda, dentre os demais benefícios, a redução da quantidade de impurezas enviada aos processos industriais reduz o desgaste dos equipamentos, possibilitando o aumento da eficiência geral da planta. O estudo baseia-se através de testes práticos e cálculos teóricos, realizados em uma planta industrial com capacidade de processamento de 5,2 milhões de toneladas de cana, produção de 8,8 milhões de sacos de açúcar VHP, 130 milhões de litros de etanol, 230 MwH de energia elétrica e 2.700 toneladas de levedura.
Palavras-chave: Cana-de-açúcar, Sistema de limpeza, Impurezas, Palha, Bagaço e Energia elétrica
Avaliação do Rendimento Fermentativo Utilizando Diferentes Metodologias de Cálculo em Usina Sucroenergética (Autor: Fernando Henrique Buzo; Orientador: Octávio Antonio Valsechi)
Fernando Henrique Buzo - fernandohenrique72@yahoo.com.br
Orientador: Octávio Antonio Valsechi
Resumo
O trabalho tem como propósito fazer uma avaliação do Rendimento da fermentação utilizando diferentes metodologias de cálculo para o monitoramento do processo fermentativo. Os dados obtidos no trabalho retratam o resultado de rendimento da fermentação na safra 2016 de usina produtora de açúcar, etanol e levedura seca. Para acompanhamento do trabalho utilizou-se dois métodos de medição. O primeiro é o rendimento fermentativo por subprodutos utilizando para medição os fatores “KL” que é a relação entre massa de células de fermento e etanol produzido, “KAC” que é a relação entre massa de ácidos orgânicos e etanol produzido na fermentação, “KG” que é a relação entre a massa de glicerol e etanol produzido e “KARRT” relação entre a massa de açúcares residuais presente no vinho em relação ao etanol produzido. O outro é referente ao rendimento por balanço de massa volumétrico. Para esse cálculo são utilizadas as variáveis como: volume (vinho bruto, água torre CO₂, fermento tratado e mosto), ºGL (vinho bruto, água da torre de CO₂ e fermento tratado) e também o ART “açúcar redutor total” presente no mosto. Com essas variáveis é possível calcular o rendimento na fermentação. Ao final do trabalho realizou-se uma avaliação do rendimento da fermentação citando as vantagens e desvantagens da utilização de cada de metodologias de acompanhamento de rendimento na fermentação.
Palavras-chave: fermentação, rendimento, balanço de massa.
Análise da Logística no Corte, Carregamento e Transporte da Cana-De-Açúcar Antes e Pós Mecanização (Autor: Giane Zuquette; Orientadora: Marta Cristina Marjotta-Maistro)
Giane Zuquette - g_zuquette@hotmail.com
Orientadora: Marta Cristina Marjotta-Maistro
Resumo
O Brasil é responsável por cerca de 40% da produção mundial de cana-de-açúcar, sendo que mais da metade dessa produção está no Estado de São Paulo, por esse motivo e pela iniciativa de se criar a Lei Estadual 11.241/2002 e o Protocolo Agroambiental é que o Estado de São Paulo foi escolhido como área de estudo do presente trabalho. Com a implantação da Lei Estadual e do Protocolo houve mudanças no corte, carregamento e transporte (CCT) da cana. Sendo assim, o trabalho tem por objetivo geral analisar o processo de CCT e como objetivos específicos mostrar as mudanças no CCT pós mecanização, mostrar a evolução na adoção da mecanização no estado de São Paulo e apontar as regiões que conseguiram adotar a mecanização. O método aplicado ao trabalho se baseia na análise dos dados secundários obtidos através de buscas em livros, artigos científicos e sites relacionados ao tema. Com essa pesquisa é possível concluir que as mudanças no CCT ocorreram principalmente no corte e no carregamento, devido a mecanização desses processos, deixou-se de utilizar o corte manual e as carregadeiras e passou-se a utilizar colhedoras e transbordos. Outro ponto levantado pela pesquisa é que 90% da colheita de cana no Estado de São Paulo é mecanizada.
Palavras-chave: cana-de-açúcar, carregamento, corte, logística e transporte.
Trabalho completo clique aqui (.pdf 1.2Mb)
Eficientização Energética de Unidade Industrial do Setor Sucroenergético. (Autor: Kênia Fernandes de Oliveira; Orientador: Octávio Antonio Valsechi)
Kênia Fernandes de Oliveira - keniafoliveira@outlook.com
Orientador: Octávio Antonio Valsechi
Resumo
Um dos maiores desafios para a sociedade atual é atender a demanda crescente de energia para diversos processos industriais e de transporte, de maneira ambientalmente sustentável e economicamente viável. Diante desta necessidade, são necessários estudos que contemplem a ampliação da capacidade de geração de energia, bem como a diversificação da matriz energética nacional. O setor sucroenergético apresenta importância não só na produção de açúcar e etanol a partir da cana-de-açúcar, mas também na geração de energia elétrica. Em muitos casos, a quantidade de energia gerada pela queima do bagaço supre as necessidades internas da planta industrial e possibilita a comercialização de excedentes para o sistema nacional de energia elétrica, contribuindo, de maneira crescente, com o aumento da oferta de energia elétrica no país. Neste contexto, a busca por equipamentos e processos mais eficientes energeticamente se torna extremamente importante. Elevar a eficiência energética de um processo de geração de energia demanda estudos que visem aprimorar a eficiência dos ciclos termodinâmicos de geração de vapor e energia. Desta maneira, o presente trabalho visa avaliar diferentes estratégias de aumento da eficiência energética possíveis de serem aplicadas na área de Utilidades de uma planta industrial do setor sucroenergético e, ainda, levantar os possíveis ganhos obtidos a partir das diferentes propostas. São essas: aumento da temperatura da água de alimentação das caldeiras, aproveitamento energético dos gases de combustão e geração de vapor flash a partir da água de purga das caldeiras. Para as análises realizadas, foram consideradas as possíveis limitações dos equipamentos envolvidos no sistema, os riscos de cada estratégia e os prováveis ganhos que justificariam as manobras. Além dos estudos teóricos sobre as possíveis melhorias, será possível avaliar os resultados obtidos a partir da implementação de uma das propostas na planta industrial. Pretende-se, com o desenvolvimento do trabalho, verificar como o uso mais eficiente dos recursos energéticos já disponíveis na planta podem levar a uma maior geração de vapor e consequente maior produção de energia elétrica.
Avaliação do Impacto do Reaproveitamento Hídrico na Eficiência da Coluna de Co2 Visando a Redução da Captação de Água (Autor: Luiz Gustavo Follone; Orientador: Octávio Antonio Valsechi)
Luiz Gustavo Follone -  gu.follone@hotmail.com
Orientador: Octávio Antonio Valsechi
Resumo
No processo de fermentação alcoólica, o açúcar é metabolizado por microrganismos que utilizam a energia de suas moléculas e as convertem em etanol e gás carbônico, com consequente produção de biomassa. Nas usinas sucroalcooleiras, esse processo ocorre em dornas de fermentação que levam de 8 a 12 horas para converter o caldo em vinho, com uma porcentagem de etanol que varia entre os valores de 7 e 10. Os gases produzidos nessas dornas escoam por tubulações de saída até uma Coluna de CO2, na qual o etanol carregado pode ser recuperado. Esse sistema opera por meio da transferência de massa entre a corrente gasosa que possui o etanol diluído e a corrente de água que passa em contracorrente pela coluna. A coluna geralmente possui andares e orifícios que facilitam essa transferência, uma vez que aumentam a área de contato entre as correntes de água e gás. Visando otimizar a eficiência econômica e energética da planta industrial, a água utilizada na Coluna de CO2 pode ser reaproveitada de uma corrente do processo. Como por exemplo, na Usina Santa Cruz de Américo Brasiliense passou-se a reaproveitar a água de diluição do fermento do sifão, em substituição à água captada pela Estação de Tratamento de Água da Usina em questão. Sendo assim, a operação da Coluna de CO2 com reaproveitamento de uma corrente de água do processo consiste em um ponto importante para a otimização da operação de recuperação de etanol, diminuição da captação de água e consequente aumento do rendimento industrial.
A Importância da Manutenção no Extrator Primário da Colhedora de Cana-De-Açúcar (Autor: Maycon Couto Assunção; Orientador: Octávio Antonio Valsechi)
Maycon Couto Assunção - maycon_couto@hotmail.com
Orientador: Octávio Antonio Valsechi
Resumo
O Brasil sendo um dos maiores países produtores e exportadores de açúcar e álcool do mundo, fez com que a cana-de-açúcar se tornasse uma das principais culturas do agronegócio em diversos estados.
A qualidade da matéria-prima reflete diretamente na produção do açúcar e do álcool, de acordo com as referências do trabalho. Devido a isso, as empresas estão demonstrando preocupação com a qualidade da colheita mecanizada, pois pode diminuir a presença de impurezas, perdas, deterioração, entre outras melhorias. A administração dos processos de colheita, como o corte, carregamento e transporte, tem a finalidade de deixar o sistema mais eficiente e atender a demanda industrial. Para que isso ocorra, as usinas podem usar diversos programas e metodologia na colheita mecanizada. A manutenção implica diretamente nesse resultado. Assim, o uso do método de Manutenção Produtiva Total (MPT) como técnica gerencial neste trabalho teve como objetivo apresentar resultados da colheita mecanizada após realizar manutenção e/ou melhoramento do sistema do extrator primário da colhedora, com intuito de diminuir a impureza vegetal e ainda proporcionar a diminuição do consumo de óleo diesel da colhedora.
Palavras-chave: setor, sucroenergético, extrator, colheita, mecanizada.
Parâmetros Analíticos em Fermentação Contínua Sem Tratamento Ácido do Levedo (Autor: Milene Ap. M. dos Santos Fornazari; Orientador: Ricardo Ventura)
Milene Ap. M. dos Santos Fornazari - milenefornazari@hotmail.com
Orientador: Prof. MSc. Ricardo Ventura
Resumo
O sistema de fermentação Melle-Boinot, empregado nas destilarias de etanol do Brasil, tem como principal característica a recuperação da biomassa de levedura ao final do processo, seja contínuo ou em bateladas. Após a conversão dos açúcares em álcool, as células são separadas do meio fermentado por centrifugação e o creme de levedura obtido é diluído em água e acidificado até pH 2 – 2,5 no intuito de inibir bactérias contaminantes. O ácido sulfúrico utilizado nesse tratamento tem se mostrado pouco eficaz no controle bacteriano, além de ser um produto de alta periculosidade para o transporte, manuseio e armazenamento e, ainda, aumentar significativamente o custo de produção. Nesse trabalho são apresentados dados coletados em uma destilaria do interior de SP, pelos quais é mostrada a viabilidade de se produzir etanol sem adição do ácido sulfúrico no processo.
Palavras-chaves: fermentação; levedura; ácido sulfúrico; etanol.
Células de Combustível de Óxido Sólido que Utilizam Etanol Como Fonte de Hidrogênio (Autor: Rafael Ometto do Amaral; Orientador: Octávio Antonio Valsechi)
Rafael Ometto do Amaral - rafael.amaral@usinasantalucia.com.br
Orientador: Octávio Antonio Valsechi
Resumo
Atualmente, com o esforço global para reduzir as emissões de carbono e encontrar fontes de energia mais limpas, o hidrogênio é considerado um possível vetor energético do futuro, desde que seja oriundo de fontes renováveis como biocombustíveis, por exemplo. As células de combustível do tipo óxido sólido vêm se destacando entre as demais devido a sua versatilidade, alta eficiência e possibilidade de reforma interna de combustíveis, evitando a necessidade de armazenamento do hidrogênio. O etanol possui diversas vantagens em ser utilizado como fonte de hidrogênio, devido a sua baixa toxidade e volatilidade, facilidade no transporte e uma infraestrutura de distribuição já disponível. O Brasil é um dos principais produtores mundiais do biocombustível, oriundo da cana-de-açúcar, que possui uma menor pegada de carbono, quando processado em plantas com cogeração de energia e colheita mecanizada, tornando-se um forte candidato a fazer parte da futura economia do hidrogênio. Este trabalho tem como objetivo uma revisão bibliográfica da tecnologia de célula de combustível do tipo de óxido sólido, que utiliza o etanol como combustível. Pretende-se verificar o potencial dessa tecnologia se fazer presente no futuro em aplicações residenciais, industriais e mobilidade, e discutir o possível impacto no setor sucroenergético brasileiro.
Palavras-chave: célula de combustível de óxido sólido, etanol.
Trabalho completo clique aqui (.pdf 1.3Mb)
Otimização no Preparo e Dosagem de Leite Cal no Caldo Dosado (Autor: Renato Roncalli; Orientador: Octávio Antonio Valsechi)
Renato Roncalli - roncalli@saomartinho.com.br
Orientador: Octávio Antonio Valsechi
Resumo
O objetivo deste trabalho é abordar sobre a cana de açúcar como matéria prima, sua composição e qualidade. E também sobre o tratamento de caldo em usinas sucroalcooleiras, em sua composição, o caldo possui além de açucares, uma série de compostos que conferem cor e que pode interferir na cor do produto final gerado. Para a produção de um açúcar de boa qualidade e aceitação comercial, o caldo passa pelo processo de sulfitação, que promove a redução da cor do caldo através do contato deste com o anidrido sulfuroso, gerando um açúcar mais branco, porém a sulfitação reduz o pH inicial do caldo.
Uma das operações mais críticas do processo é a clarificação do caldo de cana-de-açúcar, por influenciar as etapas subseqüentes do processo de obtenção do açúcar branco. E para se obter resultados satisfatórios na fabricação de açúcar, a etapa de purificação do caldo é uma das mais importantes.
A cal no tratamento de caldo possui papel de promover a precipitação de muitas impurezas do caldo e principalmente de correção do seu pH elevando-o para a neutralidade, afim de inibir a inversão da sacarose e sem a destruição de açúcares, razão pela qual sua qualidade e concentração são extremamente importantes e o pH do caldo deve ser controlado com todo rigor.
Palavras-chave: Cana de açúcar. Energia. Usina de Açúcar e Álcool.
Implementação do Ciclo Renerativos em Caldeira Aquatubulantes (Autor: Rodolfo Almussa; Orientador: José Campari Neto)
Rodolfo Almussa - rodolfoalmussa@hotmail.com
Orientador: José Campari Neto
Resumo
O trabalho desenvolvido realiza uma análise de implementação do ciclo regenerativo em caldeiras aquatubulares, através de retrofit, avaliando o aumento na geração de energia, o que proporciona uma maior receita com a venda dessa energia, através do aumento de capacidade produção de vapor na caldeira, sem que haja um aumento significativo no consumo de biomassa, aumentando a relação de vapor produzido por consumo de combustível.
Além de especificar as adequações necessárias na caldeira e realizar uma análise geral, levando em consideração todo o processo envolvido para o aumento da produção do vapor, geração de energia e exportação da energia excedente, com enfoque técnico e análises termodinâmicas. Sendo realizado uma análise geral do investimento necessário considerando o paybayck e a viabilidade da implementação do ciclo regenerativo.
Palavras-chave: Exportação de energia. Retrofit de caldeiras.
Idade Ideal da Cana-De-Açúcar para Maior Aproveitamento de Suas Gemas e a Quantidade de Gemas Aproveitadas na Touceira (Autor: Vivianne Bernasconi Vilela dos Reis; Orientador: Marcos A. S. Vieira)
Vivianne Bernasconi Vilela dos Reis - vivianne.villela@hotmail.com
Orientador: Marcos A. S. Vieira
Resumo
A cana-de-açúcar, introduzida no Brasil em 1532 é uma cultura pertencente à família Poaceae e ao gênero Saccharum, a formação de um viveiro de mudas a partir de mudas pré-brotadas ou pelo plantio convencional dependerá principalmente das gemas utilizadas para que haja uma boa brotação. Há diversos fatores envolvidos nesse processo: a idade ideal da gema para o plantio na formação de mudas, as gemas devem estar livres de pragas e doenças, gemas danificadas em campo e até mesmo durante o seu transporte para os viveiros são descartadas, irrigação inadequada também é um fator muito importante na brotação das gemas, o desenvolvimento inicial de gemas depende também do substrato ou seja, o meio no qual os minirrebolos são colocados para brotar, bem como o fator nutricional. Associar todas as características para um bom substrato deve ser o alvo de toda e qualquer atividade de um viveirista para que ocorra um bom índice de germinação e/ou brotação, bem como o desenvolvimento inicial das mudas. O controle da irrigação e temperatura é feito diariamente em viveiros de mudas pré-brotadas, o que é essencial durante a brotação das gemas até o estágio final das mudas prontas para o plantio. Em campo, fatores como temperatura, umidade, disponibilidade hídrica, nutrientes e surgimento de plantas daninhas, entre outros, podem interferir no desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar, reduzindo a qualidade dos colmos e prejudicando a brotação das gemas, a quantidade de gemas que serão aproveitadas por touceiras dependerá da variedade (elevado ou baixo perfilhamento), fatores ambientais e também a idade correta de corte para a formação de mudas.
Palavras-chave: gemas; brotação; plantio de cana; mudas de cana-de-açúcar
Avaliação do Balanço Hídrico de Uma Unidade Industrial Sucroenergética (Autor: Guilherme Grossi; Orientador: Salvador Elias Ferrari)
Guilherme Grossi - ggrossi@usinasantaadelia.com.br
Orientador: Salvador Elias Ferrari
Resumo
Diante do cenário atual de redução de água doce disponível no mundo, a revisão do balanço hídrico é de extrema importância no âmbito industrial. O setor sucroenergético tem reduzido progressivamente seu consumo de água, havendo ainda grandes oportunidades para maiores reduções. Uma unidade industrial demanda quantidades significativas de água considerando sistema totalmente aberto, destacando o sistema de condensação da fábrica de açúcar e condensadores em geral das destilarias. Alguns pontos do processo, principalmente os de maiores demandas de água, já são encontrados na maioria das usinas em circuitos fechados, porém ainda há vários outros pontos onde pode reduzir ainda mais o consumo. O presente trabalho visou avaliar o consumo atual de água de uma usina sucroalcooleira a partir de um cenário base e propor oportunidades para otimização do balanço hídrico através de correntes simples para reutilização. Ainda buscando maiores reduções, foram propostos novos estudos de projetos a fim de reduzir ainda mais o consumo específico de água. Os resultados obtidos mostram o grande impacto de um circuito aberto no sistema, mostrando que pequenas alterações e de baixo custo podem reduzir significativamente o consumo convencional de uma usina para próximos a 1,0 m³/tc.
Palavras-chave: setor sucroenergético, balanço hídrico, consumo de água.
Tecnologia da Produção de Mudas-Pré-Brotadas (Mpb) de Cana-De-Açúcar Saccharum Spp. (Autor: Cássia Morilha L. Sanches Ruy; Orientador: Marcos A. Sanches Vieira)
Cássia Morilha L. Sanches Ruy - ca.lorenzato@hotmail.com
Orientador: Marcos A. Sanches Vieira
Resumo
A cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil em 1532, por Martim Afonso de Souza e é uma cultura pertencente ao gênero Saccharum spp. á família Poaceae sendo uma gramínea de ciclo semiperene, e apresenta um bom desenvolvimento em solos com condições de estrutura, fertilidade, boa aeração e drenagem. O Brasil se destaca na produção de açúcar, etanol, cogeração de energia a partir da cana-de-açúcar, desenvolvendo tecnologia e inovação na produção agrícola e nos equipamentos industriais. O planejamento de plantio da lavoura comercial é fundamental para que se alcance o sucesso, ou seja, para que a cultura da cana-de-açúcar tenha um bom desenvolvimento e lucratividade. O plantio da cana é a operação mais onerosa no sistema de produção dessa matéria prima, é uma etapa que mais demanda conhecimento técnico de planejamento adequado, pois de acordo com as decisões a serem tomadas poderá repercutir durante todo o ciclo produtivo, repercutindo na longevidade, produtividade e nos custos de produção da lavoura comercial. Cabe ressaltar que as maiores perdas de produção pode ser devido ausência do manejo de adequado de variedades e de cuidados em relação a sanidade das mudas utilizadas para a multiplicação de viveiros. Apesar do método de plantio mecanizado ou semi-mecanizado serem os mais utilizados no país, podemos observar que nos últimos anos estão surgindo novas tecnologias de propagação de mudas com diferentes operações de plantio. A tecnologia que tem se destacado é o sistema de mudas pré – brotadas (MPB) que permite uma redução do consumo de mudas utilizadas de 20 ton. ha-1 no plantio convencional, para 2 ton. ha-1 no sistema de mudas pré-brotadas.
Palavras-chave: plantio de cana; mudas pré - brotadas; viveiro de cana.
Otimização do Processo de Filtração para Redução de Perda na Torta %Art (Autor: Paula Mariecele da Silva; Orientador: Octávio Antonio Valsechi)
Paula Mariecele da Silva - paulamaricele_23@yahoo.com.br
Orientador: Octávio Antonio Valsechi
Resumo
O crescimento do impacto do setor sucroenergético no desenvolvimento econômico a nível nacional tem se destacado dia a dia, através de seus números de faturamento e representatividade no PIB. As exportações apenas em commodities de açúcar representam aproximadamente 4.5% de todas as exportações do país. O setor gera três produtos principais, sendo eles o açúcar, o etanol e a energia. Através do seu processo produtivo, também gera subprodutos, e um deles é o foco deste trabalho: torta de filtro. Mesmo com altos números de lucratividade, um alto custo é necessário para manter o negócio. Com base nisso, a busca por excelência em todos os processos é fundamental para maior rentabilidade. O objetivo principal deste trabalho foi o estudo da variação da % ART na torta, que representa o açúcar ainda na torta, que vai para fertilização de solo, ou seja, quanto menor o % ART na torta, maior a eficiência de recuperação do processo. O trabalho teve como ação a segregação do lodo de forma que o lodo dos decantadores para produção de açúcar passassem pelos filtro prensa e os decantadores para produção de álcool pelos filtros a vácuo. A alteração trouxe o resultado esperado, reduzindo em 0,1% de perdas de ART na torta, que presentou um ganho de R$ 300.000,00 entro produção de açúcar e etanol.
Palavras-chave: Sucroenergético; redução de perdas; torta de filtro