Catanduva II

Eficiência de Sistema de Retenção de Fuligem de Caldeiras a Bagaço de Cana – Estudo de Caso
Adriano José Ferreira da Cunha
Orientador: Prof. Dr. Clóvis Parazzi
Resumo
A queima da biomassa de cana de açúcar é principal fonte de combustível nos geradores de vapor do parque industrial sucroenergético e qualidade desta matéria prima e os sistemas operacionais vão estar ligados diretamente à eficiência dos retentores de fuligem. Este trabalho visou apresentar um estudo de caso de sistema de retenção de fuligem de uma usina de açúcar e etanol, desde a operação destes equipamentos, o trabalho de ajustes e melhoria. Muito embora o desempenho das caldeiras tenha melhorando muito quanto ao fator combustão ainda sim não deixam de serem fontes de emissão de poluentes. Para entendimento de todo o processo de queima é preciso ter uma visão global das caldeiras, dos ventiladores de inserção de ar e retiradas gases, da fornalha onde ocorre a queima do combustível e a liberação da energia térmica para os feixes tubulares/paredes de água onde haverá a formação do vapor de água, dos dutos condutores de gases para os retentores e posterior purificação dos mesmos para enquadramento dentro dos padrões ambientais vigentes. Para que os gases não causem passivos ambientais, todo sistema de retenção deve estar totalmente dimensionado e a água proveniente da lavagem dos gases toda encaminhada para o sistema de reciclagem, para a separação do particulado por processos de peneiramento, e de decantação onde o fluido clarificado volta para o circuito fechado e o lodo prensado e encaminhado para descarte. O estudo em questão conclui-se que houve melhoria de desempenho em todo sistema, através da criação de procedimentos operacionais de regulagem das caldeiras, de limpeza periódica das caixas de decantação de fuligem e a garantia de água com qualidade para os bicos dos lavadores de gases, e a frequência do monitoramento pela escala de Ringelmann apresentou o resultado citado.
Palavras-chave: caldeira, combustão, fuligem.
Reaproveitamento da Vinhaça
Antonio Claudio Zaniboni - produção@nardini.ind.br
Orientador: Prof. Reinaldo Gaspar Bastos
Resumo
Uma das formas mais integradas, completas e eficazes para gestão de disposição de resíduos industriais é propiciar seu reaproveitamento em beneficio da própria cadeia de processo produtivo, tendo a busca da sustentabilidade como melhor caminho e a avaliação econômica como a principal motivação. O resíduo estudado é a vinhaça de cana de açúcar, por ser passível de adequação ambiental com benefícios econômicos durante sua disposição, alternativa frente aos fertilizantes de origem mineral e a correção do déficit hídrico da lavoura canavieira, um resíduo em larga escala e resultante do processo produtivo do álcool e principalmente do álcool etílico hidratado combustível (etanol) alternativo entre os fósseis e de grande importância para o Estado de São Paulo e para o Brasil. O objetivo é a investigação das modalidades de disposição de vinhaça indicando a mais econômica. A metodologia é a apuração do custo do ha. fertirrigado/km para cada modalidade de disposição estudada e o custo do ha. tratado com adubação mineral/km. Acredita-se que a fertirrigação com vinhaça in natura seja a forma mais proveitosa, indispensável em usos cujo beneficio da água é o fator mais importante, porém, tratamentos como, desidratação para redução dos custos de transporte e ou biodigestão para redução do potencial de impacto ambiental pela DBO pode ser uma boa alternativa, dependendo dos aspectos geográficos de cada área. Sabe-se que o potássio da vinhaça é suficiente para suprir as necessidades de toda lavoura canavieira e boa parte do fósforo e do nitrogênio, além de outros benefícios que a adubação mineral não proporciona ao solo agrícola. Pela ausência de conformidade econômica, a vinhaça ainda não atinge 30% dessas áreas. Portanto, a fim de nortear as unidades produtoras de álcool para que possam utilizar a fertirrigação com a substituição do potássio e outros nutrientes de origem mineral pela fertirrigação com vinhaça na totalidade da área ocupada com cana de açúcar destinada á produção de álcool.
Palavras chaves: Vinhaça de cana-de-açúcar; sustentabilidade; fertirrigação; reaproveitamento.
Adequação Ambiental na Cogeração de Energia Elétrica a Partir da Combustão de Bagaço de Cana-De-Açucar
Carlos Antônio Pita - cpita@usinasantaadelia.com.br
Orientador: Prof. Dr. Antonio Roberto Crystal Bello
Resumo
As novas termoelétricas brasileiras, geralmente instaladas em Usinas produtoras de açúcar e álcool, geram energia elétrica para consumo próprio e para comercialização, usando como combustível em suas caldeiras o bagaço de cana-de-açúcar. No processo de combustão, as caldeiras emitem certa quantidade de poluentes atmosféricos que necessitam ser controlados, para que se atenda à legislação vigente e evite uma agressão maior ao meio ambiente. Entre os poluentes atmosféricos, o de maior dificuldade de controle é o material particulado contido nos gases de combustão.
Este trabalho visou identificar através de um estudo de caso, como uma agroindústria sucroalcooleira localizada no interior do estado de São Paulo, pode se adequar de modo mais econômico e eficiente à legislação vigente, no que se refere à emissão de gases gerados pela queima de bagaço de cana-de-açúcar nas caldeiras, no processo de geração de vapor, por ocasião da produção de açúcar, álcool e energia elétrica.
Palavras-Chave: bagaço de cana, combustível, energia, caldeiras, vapor, controle de gases.
Sorgo Sacarino: Uma Nova Alternativa
Diogo Biscegli Bréscia - diogobiscegli@yahoo.com.br
Orientador: Prof. Dr. Octávio Valsechi
Resumo
Não é só a falta dos combustíveis não renováveis que tem causado sérias transformações nas sociedades, pois como sua queima é responsável pela emissão de enormes quantidades de gases que estão diretamente relacionados com o aquecimento global e também com a formação de chuvas ácidas, a população tem cada vez mais se conscientizado sobre o uso desses tipos de combustíveis. O Brasil começou a pesquisar fontes alternativas de energia, encontrando na cana-de-açúcar a principal matéria-prima para produção de álcool etílico. A produção do etanol tem um período, chamado de entressafra da cana-de-açúcar e uma grande importância vem sendo dada ao sorgo sacarino como uma alternativa para obtenção de açúcar em seus colmos e produção de etanol neste período A planta apresenta colmos suculentos com açúcares diretamente fermentáveis assim como a cana-de-açúcar e o sorgo sacarino pode se enquadrar perfeitamente no sistema de produção do setor sucroalcooleiro. Um parâmetro importantíssimo na cultura do sorgo é o Período Útil de Industrialização (PUI) e ainda existe uma variação muito grande entre os diversos híbridos e variedades de sorgo sacarino existentes no mercado. Muitas empresas privadas, assim como a Embrapa tem trabalho muito em cima do aprimoramento de suas variedades e híbridos a fim de se chegar a um material ideal a nossa necessidade. Muitas usinas já vêm testando o sorgo e ainda existem muitas adequações a serem feitas, mas já é possível introduzir esse novo material no nosso sistema produtivo.
Palavras chaves: sorgo, variedades, biocombustíveis.
Evolução do Programa de Monitoramento das Águas Subterrâneas nas Áreas Sob a Influência dos Tanques de Armazenamento de Vinhaça
Edvaldo Ferreira Junior - efjunior@montealto.net ou civil@nardini.ind.br
Orientador: Prof. Dr. Antonio Roberto Crystal Bello
Resumo
O Programa de monitoramento da Nardini Agroindustrial Ltda. foi implantado no ano de 1999, quando existiam cinco tanques não impermeabilizados, sendo cada tanque composto de um poço de monitoramento a montante e três a jusante, totalizando vinte poços. Até o presente momento houve a desativação de três tanques, sendo um inserido no complexo industrial e outros dois localizados a menos de duzentos metros do curso d’água; bem como a desativação dos seus respectivos poços de monitoramento. Desse total de cinco tanques restou apenas dois, os quais foram devidamente impermeabilizados com manta PEAD 2,0 mm e providos de dreno testemunho e, que após análises dos “Relatórios de Monitoramento das Águas Subterrâneas”, referentes às campanhas de amostragens do 2º semestre dos anos de 2008 e 2009, resultou na autorização pelo órgão ambiental em suspender o respectivo monitoramento, atendendo desta forma a legislação vigente.
Palavras-chave: água subterrânea, evolução, impactos ambientais, monitoramento, Nardini, vinhaça.
Cogeração de Energia Através da Biomassa da Cana- De- Açúcar
Elias Torres Torneli Junior - Elias.torres@usmoema.com.br ou Elias.junior@itelefonica.com.br
Orientação: Profª Drª Marta Regina Verruma Bernardi
Resumo
Este trabalho tem como proposta analisar o potencial de cogeração de energia elétrica a partir da biomassa da cana-de-açúcar no Brasil, como forma de garantir a autonomia do País para enfrentar eventuais crises de energia futuras, que na prática, impedem a expansão da produção industrial e, consequentemente, o desenvolvimento do país. Justifica-se este trabalho pela grande importância que tem a cogeração de energia para a economia do Brasil, uma vez que essa prática é a busca da solução da crise energética pela qual o País está passando. O sistema de cogeração, por meio da biomassa da cana-de-açúcar, realiza um equilíbrio na geração e transmissão de energia elétrica, pois, durante o período de seca, que inicia em maio e termina em dezembro, as usinas termelétricas podem produzir energia elétrica devido à queima da biomassa da cana-de-açúcar denominado de “bagaço”, destinando o excedente de energia ao Sistema Interligado Nacional SIN. Além disso, o beneficio da cogeração se constitui em fonte nativa renovável não contaminante, complementaridade energética, rapidez (implantação), ampliação do desenvolvimento sócio econômico local, geração de energia elétrica próxima aos centros de cargas, redução das perdas transmissão e desenvolvimento industrial local. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica, baseando-se em obras de autores renomados sobre o assunto, bem como artigos científicos e periódicos extraídos da internet. Os resultados mostraram que a cogeração de eletricidade a partir da biomassa da cana apresenta-se, assim, como uma solução para a crise energética pela passa o Brasil e ainda contribui para a redução das questões ambientais e econômicas acarretados pelo setor de energia hídrica, possibilitando à nação, a inserção na evolução tecnológica e de conhecimento que poderá desenvolver novas formas de abastecimento e fontes alternativas de propulsão da humanidade.
Palavras-chave: cogeração de energia. setor sucroenergético. biomassa
Biomassa para Cogeração de Energia Renovável
Guilherme Garcia Teixeira
Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Gaspar Bastos
Resumo
Neste trabalho destaca-se as vantagens e desvantagens da produção de eletricidade a partir da biomassa, inclusive a venda de excedentes de eletricidade por cogeradores, analisando seus benefícios para os setores envolvidos e para a sociedade em geral, principalmente pelos aspectos ambientais e estratégicos.
O aproveitamento desta biomassa vem ocorrendo em diversos países, alguns deles com aproveitamento quase total da biomassa e resíduos decorrentes dos mais diversos processos produtivos. Em outros, a utilização de resíduos ainda não está desenvolvida, como mostram os estudos realizados.
Por fim, enfatiza-se o setor sucroenergético onde utiliza o bagaço da cana-de-açúcar como fonte, consumindo a energia elétrica ou térmica gerada em seu processo produtivo, tais como, os meios produtivos, a rentabilidade e os aspectos ambientais relevantes.
Palavras-chaves: Energia Renovável, tendo como principal fonte a Biomassa.
Cigarrinha das Raízes da Cana de Açúcar e Seus Prejuízos para a Indústria
Guilherme Gouveia de Oliveira - guilherme_551@hotmail.com
Orientador: Prof. Dr. Clóvis Parazzi
Resumo
As cigarrinhas de raízes da cana de açúcar é uma praga encontrada nas regiões tropicais e subtropicais, principalmente no Brasil. São insetos que podem causar prejuízos econômicos tanto para o setor agrícola quanto para o segmento industrial, pelo fato de causarem deformações nas lavouras pela sucção de seiva e injetarem toxinas. Para tanto, elaborou-se uma fundamentação teórica, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre o assunto proposto nesse trabalho, base para uma metodologia que envolve a análise dos aspectos gerais da praga e as medidas necessárias para realizar o controle da cigarrinha nas lavouras de cana. Esse trabalho vem evidenciar os principais danos a indústria sucroalcooleira e os métodos de controle empregado. No caso da industria, a qualidade da matéria prima fica defasada e ocorre a inversão da sacarose. Os processos industriais ficam comprometidos e a eficiência industrial cai. A produção pode chegar de 40% a 50% de quebra. Portanto a cigarrinha deve ser controlada, estudada e amplamente discutida, pois com a proibição da queima da palha e com o corte mecânico a cigarrinha tende a ser a principal praga da cana de açúcar.
Palavras-chave: cigarrinha de raízes, cana de açúcar, danos e prejuízos econômicos.
Planejamento das Áreas de Fertirrigação de Vinhaça Através de Estudo da Vulnerabilidade do Aquífero Livre, Utilizando Sistemas de Infomações Geograficas - Sig
José Carlos Berto - Berto@nardini.ind.br
Orientador: Prof. Dr. Clóvis Parazzi
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar nas áreas de fertirrigação a vulnerabilidade do aqüífero livre à contaminação por vinhaça, que é o principal subproduto decorrente do processamento da cana-de-açúcar para produção de etanol. A estimativa da vulnerabilidade dos aqüíferos é uma das primeiras tarefas a serem realizadas para o planejamento, controle e prevenção da qualidade das águas subterrâneas, bem como para a criação de perímetros de proteção. Para o estudo e mapeamento da vulnerabilidade dos aqüíferos utilizou-se a metodologia proposta por Foster et al (2002) em que são determinados conjuntos de características potencialmente contaminantes como tipo de aqüífero (livre ou confinado), a profundidade do nível d’água e as unidades pedológicas sobrepostas aos substratos rochosos. Para o mapeamento foi considerada a hierarquização de índices de sensibilidade à poluição da zona não saturada do perfil pedológico. Os resultados mostraram que nas áreas utilizadas para fertirrigação predomina a classe de média vulnerabilidade com 92,91%, seguida de áreas com alta vulnerabilidade (7,00%) e apenas 0,09% das áreas foram classificadas como vulnerabilidade extrema, que apesar da baixa porcentagem, sugere-se que as mesmas, sejam substituídas por áreas com baixa ou média vulnerabilidade, existentes em abundância na região, de imediato. Quanto às futuras áreas para fertirrigação também será levado em conta às classes de vulnerabilidade, priorizando sempre as áreas enquadradas em baixa e média vulnerabilidade, garantindo o controle e prevenção da qualidade das águas subterrâneas.
Palavras-chave: Água Subterrânea, Nardini, Sistemas de Informações Geográficas, Vinhaça e Vulnerabilidade.
Vantagens para Empresa do Setor Sucroenergético Aderir Ao Global Reporting Initiative – Gri (Relatórios de Sustentabilidade)
Luiz Pedro Basilio - lbasilio@usinasantaadelia.com.br
Orientador: Prof. Dr. Octavio Antonio Valsechi
Resumo
Este estudo de caso realizado através análise do relatório de sustentabilidade e da entrevista com o presidente de uma empresa do setor sucroenergético da região de Ribeirão Preto, esclarece o funcionamento, os desafios encontrados e as vantagens obtidas por uma empresa deste setor ao aderir à Global Reporting Initiative – GRI.
Dentre os benefícios a adesão ao GRI está a integração dos sistemas operacionais, a avaliação de desempenho da empresa frente às normas, leis, códigos, padrões e iniciativas voluntárias e a comparação de desempenho dentro da organização e entre organizações diferentes. Outro fator relevante é a disseminação da importância da sustentabilidade observada com a melhoria na interação da empresa com os stakeholders.
Perdas Envolvidas no Processo de Tratamento de Caldo para Fabricação de Açúcar
Marcelo Barbosa de Almeida - marceloalmeida@gvo.com.br
Orientador: Prof. Ms. Cláudio Hartkopf Lopes
Resumo
Como tem sido uma constante nas últimas safras, o mix de produção das Usinas de Açúcar e Álcool está acompanhando a necessidade do mercado e as usinas estão destinando uma proporção cada vez maior de sua moagem para a fabricação de açúcar. O acompanhamento de todo o processo de fabricação de açúcar e das perdas envolvidas se tornam cada vez mais necessárias para que se obtenha o máximo rendimento possível. Este trabalho tem como objetivo um melhor entendimento das perdas de açúcar por degradação durante as etapas do processo de Fabricação de Açúcar, que atualmente não são medidas e são tratadas como perdas indeterminadas. A metodologia utilizada para elaboração desta monografia consistiu de pesquisa bibliográfica em livros, revistas, monografias, teses e dissertações e outras fontes de informação que permitiram a realização do estudo.
Palavras-chave: Açúcar. Perdas. Rend
Etapas para Certificação da Norma Nbr Iso 22000:2006 no Setor Açucareiro
Roberta Aparecida - roberta@gvo.com.br
Orientadora: Profa. MSc. Ernestina Camurça Gabone
Resumo
A cana-de-açúcar é de longas datas, a matéria-prima mais competitiva em diversos segmentos da economia. Amplamente cultivada em regiões tropicais e subtropicais, a cana-de-açúcar pode contribuir significativamente para o desenvolvimento com sua produção em larga escala de açúcar dentre outros diversos produtos. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de açúcar. No entanto, assim como outros alimentos a produção do mesmo deve atender às exigências da norma ABNT NBR ISO 22000:2006. Esta por sua vez especifica os requisitos para o sistema de gestão da segurança de alimentos, segundo o qual uma organização precisa demonstrar sua habilidade em controlar os perigos, a fim de garantir o fornecimento de alimentos seguros para a sociedade. Assim, o objetivo do presente trabalho foi investigar as etapas para certificação da referida norma no setor açucareiro. As conclusões indicaram que a implantação da ISO 22000 no setor açucareiro pode trazer maior segurança e confiabilidade na produção do açúcar, podendo contribuir para a imagem positivada das usinas. A metodologia utilizada para elaboração desta monografia consistiu em pesquisa bibliográfica em livros, revistas, monografias, teses e dissertações e outras fontes de informação que permitiram a realização do estudo exploratório.
Palavras-chave: Açúcar. Segurança. Certificação.
Moagem e Extração de Sacarose da Cana-De-Açúcar
Wilson Antonio dos Santos - wilsonantoniosantos@yahoo.com.br
Orientador: Prof. Dr. Claudio Lopes
Resumo
O objetivo do presente trabalho de pesquisa é avaliar o processo de extração de sacarose a partir da cana-de-açúcar e identificar as perdas no processo produtivo, ajustar equipamentos, garantindo maior eficiência nos processos de extração e moagem da cana-de-açúcar para maior aproveitamento da quantidade a ser extraída, evitando perdas e aumentando a produtividade. Para desenvolvimento das melhorias será realizada uma abrangente revisão da bibliografia utilizada a ser aplicada nos processos e equipamentos da Nardini Agroindustrial Ltda. Após as visitas a serem realizadas na empresa, pretende-se apresentar uma breve descrição da empresa analisada, onde se procura destacar o seu posicionamento em termos de mercado, principais produtos produzidos, clientes e outros dados relevantes. Pretende-se fazer uma descrição de toda melhoria no processo de recepção, preparo e extração de sacarose apresentando suas dificuldades. Por fim, será apresentada uma analise dos resultados obtidos com mudanças no processo.
Palavras-chaves: processo; moagem; extração.