MTA - Nova turma à Distância - 2025

Os interessados deverão acessar o link de pré inscrição que será disponibilizado no decorrer deste ano de 2024.

Havendo dúvidas, entrar em contato com a Coordenação do Curso por e.mail (mta@ufscar.br) ou por WhatsApp (19-997874116),

O curso tem duração de aproximadamente 2 anos, aos sábados, a cada 15 dias.

É pós-graduação Lato sensu  recconhecida pelo MEC. 

O MTA em Gestão Industrial Sucroenergética, criado em 2007, é o primeiro no Brasil com a visão em gestão de tecnologias e único do mundo na área e visa capacitar pessoas que atuam ou almejam atuar neste setor produtivo, proporcionando-lhes um aprendizado contínuo para acompanhar as mudanças técnicas, econômicas, institucionais e socioambientais que estão ocorrendo ou que ocorrerão.

O corpo docente é formado, em sua maioria, pelos professores, mestres e doutores do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconômica Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (DTAISER/CCA/UFSCar). São renomados pesquisadores do antigo IAA/PLANALSUCAR, fundado há mais de 40 anos, sendo considerado o berço dos estudos da cana-de-açúcar.

A coordenação está a cargo do Prof. Dr. Octavio Antonio Valsechi (Prof. Vico), pesquisador e especialista na cadeia sucroenergética por mais de quarenta e dois anos.

De acordo com a coordenação, acompanhar de perto as transformações, carências e anseios no setor sucroenergético é de fundamental importância, uma vez que a contribuição das bioenergias na matriz energética brasileira, continuarão aumentando, e entre eles a cana-de-açúcar, por ser a principal contribuidora das renováveis, à frente da hidráulica, possui papel predominante como matéria-prima para a produção de etanol e bioeletricidade.

Público-Alvo
Engenheiros, Administradores, Economistas, Biólogos, Químico e demais profissionais com formação em nível superior que exercem ou pretendem exercer atividades relacionadas ao setor sucroenergético.

Informações

· As inscrições para o programa MTA em Gestão Industrial Sucroenergética estão abertas, (Entrar em contato com a coordenação do Curso)· Outras informações:

  • Coordenação do curso fone/zap: 19-997874116 ou e.mail: mta@ufscar.br 
  • Secretaria do curso fone 19-35432614 com Fernanda,